Calvin e Haroldo – As Tiras de Domingo
agosto 6, 2015 979 Visualizações

Calvin e Haroldo – As Tiras de Domingo

CalvinHaroldoDomingoQuando recebemos esse livro da nossa parceira, a Editora Conrad, preciso confessar gostei bastante, já que não conhecia muito de Calvin e Haroldo e nem de seu autor Bill Watterson. E foi só começar para ficar encantada com suas tirinhas e com a sutileza como ele trata de assuntos sérios e até mesmo sem sentido.

Bill Watterson, o autor e desenhista, criou por dez anos as histórias de Calvin  Haroldo e esse livro faz parte da primeira exposição de originais das tiras dominicais, realizada na Biblioteca de Pesquisa de Quadrinhos e Cartuns da Universidade Estadual de Ohio.

O livro é muito legal e é uma ótima forma de conhecer mais o autor, já que além da seleção ter sido feita por ele, podemos entender mais do processo criativo e perceber a evolução das histórias. Os bastidores da criação das tirinhas também são divulgados, já que além dos desenhos ele faz anotações sobre cada uma delas, contando curiosidades e até explicando a escolha de certos elementos. É uma forma de entrar na cabeça do autor.

E esse não deve ter sido um trabalho fácil, já que são 10 anos de histórias, mas eu gostei muito das que foram publicadas e achei bem interessante colocarem elas em duas versões: preto e branco e colorida. Dá pra gente ter uma percepção maior de como era a criação de cada uma delas.

a-ultima-tirinha-de-calvin-e-haroldo-original-traduzida1319208013

Nessa coletânea também é possível conhecer um pouco mais do autor, já que logo no início foi escrita por ele uma introdução, falando um pouco sobre sua experiência, a difícil tarefa de colorir os quadros, problemas comerciais etc. Um ótimo começo para quem não conhece muito sobre a história de Bill Watterson.

Falando sobre todo o tipo de assunto, Bill consegue usar seu talento para transformar a história de um menino cheio de imaginação e seu amigo, que é quase como sua consciência, em algo maduro e cheio de opinião. Recomendo!

 

 

Sobre o Autor:

Renata Araujo
Renata Araujo 298 resenhas

É jornalista por formação, nerd por paixão e cresceu rodeada de livros sendo até proibida de comprar mais por não ter aonde botar. Era figura conhecida na locadora mais próxima, aonde nem precisava se identificar, hoje em dia usa o quarto do namorado como depósito de livros. Adora livros de fantasia, sendo um PotterManiaca, mas não dispensa nenhum gênero. Para filmes prefere os clássicos dos anos 80 e compara qualquer filme com Dirty Dance - Ritmo Quente e O Guarda Costa.

Você pode gostar também

Quadrinhos 0 Comentários

Piteco – Ingá

Criado em 1963 por Maurício de Souza, Pithecanthropus Erectus da Silva, ou apenas Piteco como é conhecido nos quadrinhos, está de volta em mais uma HQ do projeto Graphics MSP. Escrita

Quadrinhos

Chico Bento – Pavor Espaciar

Numa noite aonde tudo parecia tranquilo na Vila Abobrinha, Chico Bento e seu primo Zé Lelé resolvem ler quadrinhos e descansar. Tudo estava correndo bem, os pais de Chico tinham saído

Quadrinhos

A Saga do Tio Patinhas

“Eu estava muito envergonhado! Fiquei muito tempo na estrada! Endureci e perdi minhas metas de vista, mas era muito orgulhoso para admitir! Nossos pais já tinham partido. Nada sobrou! Nem