Preciosa – Uma história de Esperança

Preciosa – Uma história de Esperança

Clarice Preciosa Jones (Gabourey Sid12_Precious_MoNique.jpgibe) é uma adolescente de 16 anos que mora em Nova York, no bairro do Harlem. Ela poderia ser igual a muitas meninas da sua idade, porém sofre uma série de privações dentro de casa e ainda por cima é violentada pelo pai (Rodney Jackson) e pela mãe (Mo’Nique). Isso faz com que ela desenvolva uma tristeza profunda e uma enorme raiva dentro dela. Não bastasse tantos problemas ela ainda sofre preconceito por ser gorda e pobre.

Sua vida não estava nada bem e para piorar, ela descobre que está grávida de seu segundo filho e é suspensa da escola. Tudo poderia estar perdido para essa menina, porém uma das professoras, a Sra. Lichtenstein (Nealla Gordon) consegue para ela uma vaga em uma escola alternativa. Lá Preciosa encontra um meio de fugir de sua existência traumática e acaba encontrando pessoas que a ajudam a se tornar uma pessoa melhor.

Um filme chocante por vário motivos, mas o principal deles é por me fazer pensar que talvez existam casos iguais aos dela. O diretor Lee Daniels mostra a dura realidade de uma família totalmente desestruturada, não pelo fato de ser pobre, mas sim pela falta de amor entre as pessoas. Preciosa vive com uma mãe amarga e que acredita estar disputando o amor de seu marido com a própria filha, coisa que para a menina é totalmente fora da realidade, já que ela nunca quis esse tipo de atenção de seu pai. Só por isso a história já se mostra um drama completo.

19978966.jpg-r_640_600-b_1_D6D6D6-f_jpg-q_x-xxyxx

Esse “inferno”, que é a vida de Preciosa, foi muito bem desenvolvido tanto pelo diretor, quanto pelos atores. Mo’Nique está fora de série vivendo uma mãe que não tem um pingo de amor pela filha. Sua atuação me fez ter tanta raiva que foi digna de aplausos. Gabourey Sidibe também arrasou e soube mostrar o sofrimento da personagem até mesmo em momentos complicados. Por outro lado, nas cenas em que Preciosa está se imaginando famosa ou rica, para fugir da realidade, ela também soube mostrar uma garota alegre e feliz.

É interessante também ver como uma vida pode influenciar positivamente outras. Na escola alternativa, Preciosa conhece Ms. Rains (Paula Patton) que consegue, mesmo com muitas dificuldades, mostrar que é possível sair do fundo do poço. Sua personagem é bem legal, já que consegue passar a mensagem de que não adianta apenas o professor ensinar, é preciso perceber pequenos problemas que podem estar dificultando o aprendizado dos alunos. Foi que ela fez com Preciosa, além de não desistir da menina.

Um filme que não foi feito para diversão, mas sim para pensar e abrir os olhos de muitos, e que nem por isso, se torna chato ou cansativo. Muito pelo contrário, é muito bem feito! Recomendo!

 

 

https://www.youtube.com/watch?v=_RC71lTB6W4

Sobre o Autor:

Renata Araujo
Renata Araujo 298 resenhas

É jornalista por formação, nerd por paixão e cresceu rodeada de livros sendo até proibida de comprar mais por não ter aonde botar. Era figura conhecida na locadora mais próxima, aonde nem precisava se identificar, hoje em dia usa o quarto do namorado como depósito de livros. Adora livros de fantasia, sendo um PotterManiaca, mas não dispensa nenhum gênero. Para filmes prefere os clássicos dos anos 80 e compara qualquer filme com Dirty Dance - Ritmo Quente e O Guarda Costa.

Você pode gostar também

Filmes

Guerra Mundial Z

Gerry Lane (Brad Pitt) é um ex investigador da ONU (Organização das Nações Unidas), muito famoso pelo tempo em que prestava serviço. Porém agora ele optou se dedicar a sua

Operação Big Hero

Na cidade de San Fransokyo, Estados Unidos, vive Hiro Hamada (voz de Ryan Potter), um garoto prodígio que, aos 13 anos, criou um poderoso robô para participar de lutas clandestinas,

Festa no Céu

Um grupo de crianças bem bagunceiras chega a uma visita guiada ao museu, como uma espécie de “punição” pelo mau comportamento. Lá, uma guia diferente resolve percorrer um caminho alternativo

0 Comentários

Nenhum Comentário Ainda!

Você pode ser o primeiro a comentar esta publicação!

Responder

Apenas usuários registrados podem comentar.