Para sempre Alice

Para sempre Alice

downloadA Dra. Alice Howland (Julianne Moore) é uma renomada professora de linguística, muito querida pelos alunos, com uma família adorável e um marido apaixonado. Sua vida estava indo muito bem obrigada tanto no pessoal quando no profissional, até que um dia ela começa a esquecer algumas palavras. O que poderia ser apenas um esquecimento normal da idade, começa a preocupar Alice.

Um certo dia ela se perde pelas ruas, durante sua corrida e decide ir ao médico. Nesse momento ela descobre que está com Alzheimer, uma doença neuro-degenerativa que reduz as funções intelectuais. A família toda a apoia nesse momento difícil, porém com o tempo as coisas pioram e Alice que sempre foi super independente, se vê numa situação cada vez mais complicada.

O filme dirigido e roteirizado por Wash Westmoreland e Richard Glatzer é uma visão muito sensível de uma doença sem cura que hoje em dia atinge cerca de 10% das pessoas com mais de 65 anos. No caso de Alice, por ter predisposição genética, veio mais cedo e gerou um caus na vida da professora que tinha nas palavras sua paixão (o que não deixa de ser uma ironia). O mais impressionante nesse filme é que além de ser baseado no livro de mesmo nome, da autora Lisa Genova, ele também se baseia em uma história real, já que o diretor Richard Glatzer possui a doença, o que foi um dos incentivos para a realização do filme e principalmente, um verdadeiro esforço.

JULIANE

Porém é a atuação de Julianne Moore é que rouba a cena, mas até do que o roteiro. Ela usa de muita sensibilidade para mostrar nas telas como é difícil a vida de uma pessoa com Alzheimer, desde a descoberta até os momentos em que ela começa a perceber que está perdendo  o controle sobre a doença. Ela consegue, mesmo contida em seus sentimentos, passar uma verdade tão intensa, que foi emocionante do início ao fim. Ela mereceu o Oscar que ganhou esse ano e na minha opinião, valeu a pena ela esperar (ela já foi indicada 5 vezes para o Oscar por Para Sempre Alice, Longe do Paraíso, As Horas, Fim de Caso, Boogie Nights -Prazer sem Limites).

Foi bem legal também ter a percepção do marido e dos filhos de Alice sobre a doença. O marido, Alec Baldwin, que se mostra super atencioso em todos os momentos, mas que sente o peso da doença com o passar do tempo. E os filhos (Kristen Stewart, Kate Bosworth e Hunter Parrish) que se deparam uma mãe completamente dependente de uma hora para outra e que acabam mudando o relacionamento com ela (principalmente na personagem de Kristen Stewart).

Para sempre Alice é um filme lindo, que nos mostra a realidade da doença, principalmente na visão do paciente. A sensação de estar perdendo o controle e até mesmo de estar se perdendo é muito real. Recomendo!

Trailer:

Sobre o Autor:

Renata Araujo
Renata Araujo 298 resenhas

É jornalista por formação, nerd por paixão e cresceu rodeada de livros sendo até proibida de comprar mais por não ter aonde botar. Era figura conhecida na locadora mais próxima, aonde nem precisava se identificar, hoje em dia usa o quarto do namorado como depósito de livros. Adora livros de fantasia, sendo um PotterManiaca, mas não dispensa nenhum gênero. Para filmes prefere os clássicos dos anos 80 e compara qualquer filme com Dirty Dance - Ritmo Quente e O Guarda Costa.

Você pode gostar também

Filmes

Nebraska

Woody Grant (Bruce Dern) é um senhor que acredita ter ganho um milhão de dólares após receber pelo correio uma propaganda. Decidido a resgatar o prêmio, ele resolve ir a

Filmes

Homem de Ferro 3

O filme começa após o ataque a Nova York, aonde os Avengers salvaram o planeta da destruição. Tudo ficou tão intenso na cabeça de Tony Stark, (Robert Downey Jr.) que

Filmes

Trapaça

Nos anos 70, um grande vigarista, Irving Rosenfeld (Christian Bale), aplica golpes brilhantes junto com sua parceira Sydney Prosser (Amy Adms). Eles estavam ganhando muito dinheiro e corria tudo como

0 Comentários

Nenhum Comentário Ainda!

Você pode ser o primeiro a comentar esta publicação!

Responder

Apenas usuários registrados podem comentar.