O Jogo da Imitação

O Jogo da Imitação

2014, THE IMITATION GAMEEu gosto bastante de filmes inspirados em histórias reais. Não só pelo fato de conhecer um pouco mais sobre a história, mas também por saber que aquele fato ou pessoa foi importante o suficiente para ser homenageado em um filme. E esse não foi diferente. O Jogo da Imitação conta a história de Alan Turning, um matemático que ficou conhecido por ter criado uma máquina que futuramente daria vida ao computador.

Durante a Segunda Guerra Mundial, o governo britânico montou uma equipe que tinha por objetivo quebrar o Enigma, o famoso código que os alemães usam para enviar mensagens aos submarinos. Um dos escolhidos para integrar esse grupo é Alan Turing (Benedict Cumberbatch), um matemático de 27 anos estritamente lógico e focado no trabalho, porém que tem problemas de relacionamento com praticamente todos à sua volta.

the-imitation-game-1Não demora muito para que Turing, apesar de sua intransigência, lidere a equipe. Seu grande projeto é construir uma máquina que permita analisar todas as possibilidades de codificação do Enigma em apenas 18 horas, de forma que os ingleses conheçam as ordens enviadas antes que elas sejam executadas. Entretanto, para que o projeto dê certo, Turing terá que aprender a trabalhar em equipe e tem em Joan Clarke (Keira Knightley) uma grande amiga e parceira que vai lhe ajudar com esse problema.

A biografia de Alan Turing é contada muito bem pelo diretor Morten Tyldum e adaptada pelo roteirista Graham Moore. O filme foi baseado no livro escrito por Andrew Hodges, chamado Alan Turing: The Enigma e mostra como foi sofrida a vida desse, que foi um dos grandes inventores do mundo.

Benedict Cumberbatch faz o papel do matemático em umas das interpretações mais incríveis dele. É impressionante como a cada papel, ele se afirma mais como um grande ator de Hollywood. Inclusive uma curiosidade é que ele e Alan Turing são parentes na vida real. Os dois são primos de 17º com as relações familiares que remontam ao século 14.

 

tig_025_ig_03405r_lg.0Keira também está muito bem como Joan Clarke, a única mulher que ajudou a decifrar a Enigma e que teve grande importância na vida de Alan, ajudando-o a interagir com os outros da equipe e sendo, durante um tempo, sua noiva.

Além dos atores o filme é muito bem feito e bem legal de ser visto. Sobre a trilha sonora, Alexandre Desplat, compôs tudo em apenas duas semanas e meia. Ele a gravou e orquestrou com a Orquestra Sinfónica de Londres no Abbey Road Studios e ficou bem legal.

O filme é ótimo e é uma grande oportunidade de conhecer um grande gênio. Uma curiosidade é que o site oficial do filme theimitationgamemovie.com permite que os visitantes desbloqueiem conteúdo exclusivo ao resolver palavras cruzadas concebidas por Turing em sua vida. Recomendo!

 

Trailer:

http://youtu.be/GxokSkSqF5E

 

Sobre o Autor:

Renata Araujo
Renata Araujo 298 resenhas

É jornalista por formação, nerd por paixão e cresceu rodeada de livros sendo até proibida de comprar mais por não ter aonde botar. Era figura conhecida na locadora mais próxima, aonde nem precisava se identificar, hoje em dia usa o quarto do namorado como depósito de livros. Adora livros de fantasia, sendo um PotterManiaca, mas não dispensa nenhum gênero. Para filmes prefere os clássicos dos anos 80 e compara qualquer filme com Dirty Dance - Ritmo Quente e O Guarda Costa.

Você pode gostar também

Livre

Cheryl Strayed (Reese Witherspoon) teve uma vida difícil. Abandonada pelo pai violento aos 6 anos, aos 22 perdeu sua mãe para uma doença e logo em seguida se divorciou. Todas

Filmes

Getúlio – Últimos dias de um Presidente

Em agosto de 1954, o jornalista de oposição Carlos Lacerda (Alexandre Borges) sofre um atentado na porta de sua casa em Copacabana, na rua Toneleiros. Porém o pistoleiro erra o

Filmes

Cinderela

Em sua nova jornada de transformar clássicos infantis em filmes Live Action, a Disney acerta de novo, dessa vez com Cinderela. A história todos conhecem bem: Era uma vez uma

0 Comentários

Nenhum Comentário Ainda!

Você pode ser o primeiro a comentar esta publicação!

Responder

Apenas usuários registrados podem comentar.