Boyhood – Da Infância à Juventude

Boyhood – Da Infância à Juventude

Screen+Shot+2014-04-25+at+11.59.30+AMBoyhood conta a história de Mason (Ellar Coltrane), um menino com pais separados que vive com sua mãe Olivia (Patricia Arquette) e sua irmã Samantha (Lorelei Linklater). Olivia faz de tudo para criá-los da melhor maneira possível, por isso se esforça para estudar e melhorar de vida. Seu pai, Mason Sr. (Ethan Hawke), tenta se aproximar depois de um tempo afastado devido ao trabalho. Em meio a tudo isso Mason cresce, se tornando adolescente e tem que conviver com as mudanças que estão acontecendo com sua vida.

Doze anos. Esse foi o tempo de duração da filmagem de Boyhood, um filme que traz uma história comum sobre uma perspectiva bem diferente na visão cinematográfica e que pode ser considerada algo único no mundo do cinema. O diretor Richard Linklater (Escola de Rock, ) começou as filmagens no verão de 2002 e o elenco se encontrou uma vez ao ano, durante 12 anos. O objetivo era acompanhar o crescimento e amadurecimento do go-BOYHOOD-900aroto e mostrar na tela não apenas suas transformações internas, mas também físicas, da forma mais real possível.

O filme foi rodado durante 45 dias, de maio de 2002 a agosto de 2013, e muitos riscos estavam envolvidos: morte, desinteresse de atores, problemas financeiros etc. Uma curiosidade é que caso o diretor Richard Linklater viesse a falecer durante as filmagens Ethan Hawke assumiria as funções de diretor.

Boyhood é um filme simples, mas que se torna interessante justamente pela sua simplicidade. A história não é nenhuma grande novidade, apenas o desenvolvimento de um garoto, mas a forma como foi contada é seu diferencial. Percebemos a mudança de tempo não apenas pelos cortes de cabelos e roupas dos personagens (como normalmente acontece nos filmes), mas pelo desenvolvimento de todo o elenco e principalmente de Ellar Coltrane. As transformações em boyhood4seu rosto, sua voz e seu tamanho são visíveis e bem interessantes de se ver na tela.

As referências que o filme mostra com relação aos anos também é algo fantástico. Eu adorei quando as crianças apareceram de Harry Potter no lançamento do livro O Enigma do Príncipe. E quando eles distribuíram cartazes torcendo pelo então candidato Obama? Quem não se sentiu saudosista?

Mesmo com uma história simples Boyhood emociona e nos faz perceber o quanto ainda existe para ser criado no mundo cinematográfico. Recomendo!

 

Trailer:

https://www.youtube.com/watch?v=vsv0HsiZzMw

Sobre o Autor:

Renata Araujo
Renata Araujo 298 resenhas

É jornalista por formação, nerd por paixão e cresceu rodeada de livros sendo até proibida de comprar mais por não ter aonde botar. Era figura conhecida na locadora mais próxima, aonde nem precisava se identificar, hoje em dia usa o quarto do namorado como depósito de livros. Adora livros de fantasia, sendo um PotterManiaca, mas não dispensa nenhum gênero. Para filmes prefere os clássicos dos anos 80 e compara qualquer filme com Dirty Dance - Ritmo Quente e O Guarda Costa.

Você pode gostar também

Filmes

O Babadook

If it is in a word or in a look, you can’t get rid of the Babadook. O gênero de terror talvez  seja o mais saturado do cinema. A essa

Filmes

O incrível Hulk (2008)

Então… essa semana estreia O Homem de Ferro 3 e como eu estou mega ansiosa para ver esse filme (meu ingresso já está comprado há semanas), resolvi fazer as resenhas 

Filmes

Jogos Vorazes – Em Chamas

Em Chamas é a continuação da emocionante trilogia Jogos Vorazes. Após vencer a 74 batalha dos Jogos Vorazes, Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) e Peeta Mellark (Josh Hutcherson) voltam ao seu

0 Comentários

Nenhum Comentário Ainda!

Você pode ser o primeiro a comentar esta publicação!

Responder

Apenas usuários registrados podem comentar.