Faroeste e Caboclo

Faroeste e Caboclo

13148537Uma história de amor que se envolve com muita violência e drogas. É assim a história de João de Santo Cristo, personagem principal da música do Legião Urbana. Escrita por um dos grandes compositores brasileiros, Renato Russo. A música que tem quase 10 minutos, é uma história, com início, meio e fim, praticamente um roteiro de cinema. E por isso que após muitos anos de sucesso, ela virou filme e levou para a telona, essa triste história de amor, que ainda encanta os fãs do Legião Urbana espalhados pelo Brasil.

Com direção de René Sampaio (vencedor do Leão de Prata de 2005 em Cannes, um dos mais importantes prêmios publicitários do mundo) e uma linda fotografia de Gustavo Hadba (Irmã Dulce, Entre Nós) Faroeste e Caboclo conta a história de João (Fabricio Boliveira), um rapaz humilde que mora em Santo Cristo, e que sai de sua cidade após a morte da mãe para tentar a vida em Brasília. Chegando lá procura seu primo, Pablo (César Trancoso), que trabalha como traficante e a ele pede ajuda. Pablo lhe da um emprego em seu negócio, e ele começa a vender drogas, porém os negócios começam a crescer e eles irritam um traficante local chamado Jeremias (Felipe Abib).

No meio de tudo isso, João conhece Maria Lúcia (Isis Valverde), filha de um senador, que estuda arquitetura. Eles acabam se apaixonando e isso faz com que João repense sua vida, mas sua tentativa de sair do mundo das drogas é mais difícil do que parece. Mas mesmo assim ele tenta, indo trabalhar como carpinteiro.

O filme não é cem por cento fiel a música, como os fãs vão perceber, mas isso não é problema, já que não seria possível manter o roteiro escrito por Renato Russo. Mas mesmo assim ele mantém a essência da música mostrando um João violento por natureza, sua linda paixão por Maria Lúcia e suas tentativas de sair da vida de traficante para ficar mais perto de seu amor.

Faroeste-CablocoO elenco foi muito bem escolhido, começando por Isis Valverde, que está ótima no papel de Maria Lúcia. Fabrício Boliveira também manda muito bem como João e até Felipe Abib está bem como Jeremias. Marcos Paulo e Antonio Calloni também estão bem, mas não fazem papeis tão expressivos. Outro personagem do filme que foi muito bem explorado, é Brasília. A capital do Brasil é mostrada de forma muito bonita pelo diretor e pela produção, que souberam reviver a Brasília dos anos 80.

Gostei bastante da trilha sonora, que não fica presa a Faroeste e Caboclo e nem a Legião Urbana. Aplausos para Lucas Marcier e Philipe Seabra, que souberam trazer clássicos do rock que fizeram sucesso na época em que o filme se passa. Mas mesmo sem massacrar a música tema do filme, eles não deixam de homenageá-la, de uma forma que achei bem legal, ao final do filme. Os créditos são todos passados ao som da música de Renato Russo, com direito a cronômetro e tudo. E vale a pena esperar até o final, não só para cantar a música toda (eu sei que você vai fazer isso!), mas também pela cena extra, que apesar de ser pequena, é bem legal. Recomendo!

Trailer:

https://www.youtube.com/watch?v=4azYkNkPtJg

Sobre o Autor:

Renata Araujo
Renata Araujo 298 resenhas

É jornalista por formação, nerd por paixão e cresceu rodeada de livros sendo até proibida de comprar mais por não ter aonde botar. Era figura conhecida na locadora mais próxima, aonde nem precisava se identificar, hoje em dia usa o quarto do namorado como depósito de livros. Adora livros de fantasia, sendo um PotterManiaca, mas não dispensa nenhum gênero. Para filmes prefere os clássicos dos anos 80 e compara qualquer filme com Dirty Dance - Ritmo Quente e O Guarda Costa.

Você pode gostar também

O Jogo da Imitação

Eu gosto bastante de filmes inspirados em histórias reais. Não só pelo fato de conhecer um pouco mais sobre a história, mas também por saber que aquele fato ou pessoa

Filmes

A vida de Pi

      Uma incrível história de um menino que ficou ilhado num barco em alto mar junto com um tigre, uma hiena, um orangotango e uma zebra. Mas não

Filmes

Até o Fim

Um navegador experiente (Robert Redford) está em um passeio sozinho pelo Oceano Pacifico. De repente acorda com um barulho. Quando se dá conta, percebe que colidiu com um contâiner, que

0 Comentários

Nenhum Comentário Ainda!

Você pode ser o primeiro a comentar esta publicação!

Responder

Apenas usuários registrados podem comentar.