Mondial de La Bière

Mondial de La Bière

20131115-131058O segundo Mondial de La Bière foi um sucesso completo. Realizada de 20 a 23 de novembro, ele superou as expectativas dos organizadores, expositores e visitantes. O público de 25.800 pessoas transformou o Terreirão do Samba, no centro do Rio de Janeiro, em um templo cervejeiro, consumindo 32 mil litros da bebida. É muita cerveja e o melhor de boa qualidade!!!

Em uma estrutura de 4 mil metros quadrados com 76 expositores e mais de 700 rótulos (um número 33% maior que a primeira edição), os visitantes ainda puderam degustar pratos e petiscos que foram preparados especialmente para harmonizar com os diversos tipos da bebida. Para o diretor de negócios da Fagga, Victor Montenegro, a satisfação do público foi o grande destaque da segunda edição.

– Ver nossos visitantes saindo satisfeitos e elogiando o evento enaltece o trabalho realizado. Além do ambiente familiar, com casais e crianças circulando pela tenda, o que chamou a atenção novamente foi a presença feminina, cerca de 50% dos visitantes.

 Jeannine Marois, presidente do Mondial de La Bière, acompanhou de perto toda a movimentação do evento, batendo papo com expositores e com o público presente.

– É um enorme prazer ver o sucesso e o crescimento que o evento teve de um ano para o outro. Isto demonstra que o público brasileiro está mais interessado em cervejas artesanais, e que o mercado está aberto e receptivo para o setor. A alegria e a descontração dos brasileiros tornam o evento ainda mais especial.

Além dos rótulos, uma série de palestras sobre cerveja foram realizadas e a responsável por isso foi a mestre cervejeira Cilene Saorin. Com mais de 20 anos de experiência no setor, ela selecionou os mais variados palestrantes para qualificar o público presente no evento, com bate papos e palestra no palco principal.Mondial-de-La-Bière-2013-15

– O meu papel é trazer conteúdo, que seja divertido, informativo e o mais dinâmico possível para o evento. Um espaço para beber, se divertir e ainda exercitar diversos sentidos, além de esclarecer algumas questões, como, porque bebemos India Pale Ale, os movimentos cervejeiros no Brasil e no mundo e outros assuntos culturalmente ricos.

As cervejarias, além de mostrarem suas opções, também estava concorrendo a prêmios. O concurso Mbeer Contest Brazil, teve o dobro de rótulos inscritos que na primeira edição. O júri contou com integrantes altamente qualificados nacionais e internacionais. São eles: o belga Alexis Briol, da cervejaria Brasserie St-Feuillien; o dinamarquês Jeppe Jarnit-Bjergsø, da cervejaria Evil Twin Brewing; o argentino Pablo Rodriguez; da cervejaria Antares; o americano Jeremy Marshall, da cervejaria The Lagunitas Brewing Company; e o time de especialistas brasileiros, com René Aduan Jr, Sady Homrich e José Raimundo Padilha.

E os cariocas podem se orgulhar, pois as cervejarias do Rio de Janeiro foram o grande destaque nas duas premiações do evento, tanto no júri especializado, quanto no popular. Na categoria escolhida pelo júri especializado, a estreante 3cariocas, ficou com a mais alta categoria, a Medalha de Platina com a Session Ipa Nema, ao lado da cervejaria Bodebrown, de Curitiba, que ganhou com a cerveja Montfort Rye Ipa Draft.

A Jeffrey levou mais uma vez o concurso MBeer Contest Public com a cerveja Niña, eleita a terceira melhor cerveja em 2013, e se consagrou a melhor cerveja de acordo com o público na edição de 2014. Em segundo lugar na escolha popular a Bela Rosa da Cervejaria Bohemia e em terceiro a Wee Heavy da Cervejaria Bodebrown.

Lá também foi lugar para empreendedorismo. O Sebrae-RJ lançou durante o evento o Programa Cervejas Artesanais, de incentivo aos pequenos produtores. Voltado para empresas registradas em fase pré-operacional com pequeno volume de produção, tem como objetivo a profissionalização da gestão dos negócios, apoio a legalização da produção, desenvolvimento tecnológico, promoção de acesso a mercados e consolidação da marca regional. O Consultor da Coordenação de Alimentos e Bebidas do Sebrae-RJ, Sergio Paiva, disse que a participação no evento veio de encontro as inciativas do programa.

– Participamos do evento para dialogar e conhecer mais sobre o setor, conversamos com os produtores sobre o negócio cervejeiro o tempo todo, com os iniciantes e aqueles que querem ampliar o seu negócio.

E é lógico que para harmonizar com tantas cervejas não poderia deixar de faltar uma farta quantidade de petiscos. Restaurantes como o Hell’s Burger vendeu 6 mil hambúrgueres, foram 12 mil fatias de queijo e mais de uma tonelada de carne. Já o tradicional Bar do Adão vendeu 5.800 pastéis durante os quatro dias. Além deles ainda estiveram presentes o Aconchego Carioca, Adega do Pimenta, Boteco do Toninho, Brasserie Rosário, Caverna e Ogrostronomia.

O evento foi incrível e nós curtimos muito acompanhar o Mondial de Lá Bière. E se você não pode estar presente ou se quer rever um pouco desse grande evento cervejeiro, confira o nosso vídeo no RêSenhando Tv.

Sobre o Autor:

Renata Araujo
Renata Araujo 298 resenhas

É jornalista por formação, nerd por paixão e cresceu rodeada de livros sendo até proibida de comprar mais por não ter aonde botar. Era figura conhecida na locadora mais próxima, aonde nem precisava se identificar, hoje em dia usa o quarto do namorado como depósito de livros. Adora livros de fantasia, sendo um PotterManiaca, mas não dispensa nenhum gênero. Para filmes prefere os clássicos dos anos 80 e compara qualquer filme com Dirty Dance - Ritmo Quente e O Guarda Costa.

Você pode gostar também

Eventos

Geek & Game Rio Festival

No feriado de 21 de abril e até o dia 23, o Riocentro será palco do maior evento de Cultura Pop e Games já realizado no Rio de Janeiro. Durante

Eventos

Bienal do Livro 2013!!!

Se você gosta de ler já deve ter ido a Bienal do livro alguma vez na sua vida. Mas, caso você nunca tenha ido, ainda dá tempo de aproveitar a

Eventos

Concurso Cosplay do Geek & Game Rio Festival premiará vencedor com uma Scooter 0km

  Os Cosplays vão invadir o Rio de Janeiro em abril. A arte de interpretar personagens será um dos destaques do Geek & Game Rio Festival, megaevento de games e

0 Comentários

Nenhum Comentário Ainda!

Você pode ser o primeiro a comentar esta publicação!

Responder

Apenas usuários registrados podem comentar.