Prêmio Nobel da Paz vai para Malala

Prêmio Nobel da Paz vai para Malala

13536_ggA ativista paquistanesa Malala Yousafzai, de apenas 19 anos e autora do livro Eu Sou Malala, foi uma das ganhadoras do Prêmio Nobel da Paz de 2014, anunciado na última sexta feira. Ela foi baleada aos 15 anos, por membros do Talibã paquistanês, na cidade de Mingora (Norte do Paquistão), em outubro de 2012 enquanto defendia a educação escolar das mulheres no seu país.

Malala foi atingida na cabeça, ficou em coma e após se recuperar, se mudou para a Inglaterra, aonde continua defendendo a mesma causa. Após isso lançou o livro Eu Sou Malala, em 2013, que conta sua autobiografia. Seis homens foram presos acusados de estarem ligados ao atentado.

Malala já era referencia por essa luta em seu país, quando aos 11 anos ela publicava sob um pseudônimo, na BBC local, um diário que denunciava as atrocidades realizadas pelo Talibã contra as Nobel Prize winner Kailash Satyarthi calls on PM-692x389_0meninas que iam a escola nas áreas controladas pelo grupo. E mesmo após serem fechadas mais de 150 instituições femininas, ela se manteve firme com seus estudos.

 

A mais jovem ganhadora desse prêmio divide o mesmo com o indiano Kailash Satyarthi e de acordo com o Comitê do Nobel, ambos lutam por direitos fundamentais de jovens e crianças, por isso são os vencedores. O indiano Kailash Satyarthi, lidera diferentes protestos e manifestações pacifistas na Índia, com foco na exploração de crianças.

O Prêmio Nobel da Paz é um dos cinco Prêmios Nobel, criado pelo sueco Alfred Bernhard Nobel. Além deste, ainda existe, os prêmios de física, química, medicina e literatura. Alfred foi o inventor da dinamite e decidiu oferecer esse prêmio a todos os que fizessem alguma contribuição ao bem de toda a humanidade.

Sobre o Autor:

Renata Araujo
Renata Araujo 298 resenhas

É jornalista por formação, nerd por paixão e cresceu rodeada de livros sendo até proibida de comprar mais por não ter aonde botar. Era figura conhecida na locadora mais próxima, aonde nem precisava se identificar, hoje em dia usa o quarto do namorado como depósito de livros. Adora livros de fantasia, sendo um PotterManiaca, mas não dispensa nenhum gênero. Para filmes prefere os clássicos dos anos 80 e compara qualquer filme com Dirty Dance - Ritmo Quente e O Guarda Costa.

Você pode gostar também

Notícias 0 Comentários

Morre Robin Williams

“O Capitan! My Capitan!” Hoje não só o cinema, mas o mundo todo fica mais triste com a perda de Robin Williams. Esse grande ator que nos fez rir, chorar,

Notícias 0 Comentários

Veja algumas das cervejas do Mondial de La Bière

  Então galera, falta menos de 1 mês para o tão esperado Mondial de La Bière, e para deixar você ainda mais animado para ir a esse grande eventos cervejeiro,

Notícias

Velozes e Furiosos no topo das bilheterias!

Por essa ninguém esperava! Velozes e Furiosos 8 fez sua estreia no topo da bilheteria americana. Tudo bem o filme é bem legal e a franquia é incrível, mas ultrapassar A

0 Comentários

Nenhum Comentário Ainda!

Você pode ser o primeiro a comentar esta publicação!

Responder

Apenas usuários registrados podem comentar.