Escolhido filme brasileiro para disputa do Oscar

Escolhido filme brasileiro para disputa do Oscar

Hoje_Eu_Quero_Voltar_Sozinho_pôsterO Ministério da Cultura divulgou essa semana, dia 18, o filme que vai representar o Brasil e concorrer a uma vaga na categoria melhor filme estrangeiro no Oscar 2015. O escolhido deste ano será Hoje Eu Quero Voltar Sozinho, filme de Daniel Ribeiro, que deixou para trás 17 outros filmes nacionais (Dentre eles estavam: Getúlio, Entre Nós, Não Pare na Pista, O Lobo Por Trás da Porta e Praia do Futuro).

O anúncio foi feito pela Ministra da Cultura, Marta Suplicy. que afirmou que essa obra possui uma história original, roteiro bem defendido e uma alta sensibilidade.

– Fico feliz com essa seleção, nos tira de situações com a cara de Brasil, tem uma linguagem universal, com uma história que pode ocorrer em qualquer país, em qualquer lugar.

O filme conta a história de um adolescente cego e homossexual que tenta lidar com a super pro247326_10150332699353135_6650430_nteção da mãe e a busca pela independência. O cotidiano do jovem muda com a chegada de Gabriel, que o ajuda a descobrir mais sobre si mesmo.

Hoje Eu Quero Voltar Sozinho é o primeiro filme do diretor, montador e roteirista paulista, Daniel Ribeiro, que antes já havia feito o curta Café com Leite, que viajou o mundo em festivais após ser premiado com o Urso de Cristal, na Mostra Geração do Festival de Berlim. Hoje Eu Quero Voltar Sozinho recebeu o prêmio de melhor filme da mostra Panorama e ganhou o prêmio Teddy de melhor longa para um filme com temática LGBT no Festival de Berlim desse ano.

Os responsáveis pela escolha foram o diretor Jeferson De, o jornalista Luis Erlanger, a coordenadora-geral do Audiovisual do Ministério da Cultura, Sylvia Regina Bahiense Naves, o presidente do Conselho da Televisão América Latina, Orlando de Salles Senna e o Ministro do Departamento Cultural do Ministério das Relações Exteriores, George Torquato Firmeza.

Depois de escolhido, a produção precisa enviar cópias do filme para a Academia de Cinema de Hollywood, realizar ações promocionais nos Estados Unidos e exibições para votantes e formadores de opinião. Em dezembro é divulgada a pré-lista dos finalistas, com nove títulos e em janeiro serão escolhidos os cinco nomes que vão concorrer ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Dentre os finalistas de outros países, já estão concorrendo o boliviano Olvidados, o mexicano Cantinflas , o japonês The Light Shines Only There,  o chileno Matar um Homem, o venezuelano Libertador e o turco Winter Sleep.

Se for indicado, esse será o quinto brasileiro a concorrer ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Em 1963, foi O Pagador de Promessas, 1994, O Quatrilho, 1988, O Que é Isso Companheiro? e em 1999 Central do Brasil. Então vamos torcer!!!

 

Sobre o Autor:

Renata Araujo
Renata Araujo 298 resenhas

É jornalista por formação, nerd por paixão e cresceu rodeada de livros sendo até proibida de comprar mais por não ter aonde botar. Era figura conhecida na locadora mais próxima, aonde nem precisava se identificar, hoje em dia usa o quarto do namorado como depósito de livros. Adora livros de fantasia, sendo um PotterManiaca, mas não dispensa nenhum gênero. Para filmes prefere os clássicos dos anos 80 e compara qualquer filme com Dirty Dance - Ritmo Quente e O Guarda Costa.

Você pode gostar também

Notícias 0 Comentários

Indicados a melhor canção original

O Oscar é uma das premiações mais glamourosas de Hollywood! E uma das categorias que sempre animam a galera é a de melhor canção original, pois os concorrentes sempre se

Notícias 0 Comentários

Vem ai Divã a 2

‘Divã a 2‘ conta a história de Eduarda (Vanessa Giácomo) uma ortopedista bem sucedida casada com o produtor de eventos Marcos (Rafael Infante) há 10 anos. Com tantas cobranças e desencontros e

Notícias

Detalhes sobre a trama de Star Wars revelados

Spoilers ahead! O diretor do episódio VII, J.J. Abrams, em entrevista para a revista Empire, acendeu algumas luzes sobre os mistérios em volta do próximo capítulo da saga. O primeiro

0 Comentários

Nenhum Comentário Ainda!

Você pode ser o primeiro a comentar esta publicação!

Responder

Apenas usuários registrados podem comentar.