O Doador de Memórias

O Doador de Memórias

Uma pequena co10682133_10201511517269049_1377430602_nmunidade vive em um mundo que parece ser ideal. Lá não existem doenças, dor, desigualdades, brigas e nem guerras, todos são educados e se ajudam em prol de uma sociedade pacifica. Uma sociedade controlada desde o clima a alimentação, do lazer até a composição das famílias. Lá vive Jonas (Breton Thwaites), que leva sua vida igual a todos os moradores da cidade. Ele tem dois amigos, Fiona (Odeya Rush) e Asher (Cameron Monaghan).

Essa comunidade conhece apenas o agora, com suas vidas pacatas e ordenadas e não lembra nada do que aconteceu no passado. Porém eles não se importam e vivem suas vidas cheios de regras, como não mentir e ser sempre claro em suas explicações. Essas regras foram criadas para que tudo funcione na mais perfeita ordem.

3

Uma das regras é que aos 12 anos de idade todas as crianças são designadas a uma profissão, a qual executarão pelo resto de suas vidas. E no dia da escolha, Jonas é escolhido para ser o guardião de memórias, que tem como objetivo esconder as memórias antigas da comunidade, ou seja proteger o povo do sofrimento e, ao mesmo tempo, ter a sabedoria necessária para orientar os dirigentes da sociedade em momentos difíceis.

Orientado pelo doador (Jeff Bridges), Jonas vai descobrindo aos poucos o universo extraordinário que lhe fora roubado. Sentimentos, alegrias, cores, tudo vai aparecendo para ele como se ele fosse um novo ser humano nascendo novamente para o mundo, e ele começa a se perguntar se deveria compartilhar isso com seus amigos e sua família.

O Doador de Memórias é um filme lindo que mostra a beleza da vida e nos faz perceber que não as vemos mais, talvez por estarmos tão The-Giver-Movie-Review-Image-7acostumados a ela. A ideia do filme não é nenhuma grande novidade, na qual um jovem é escolhido para alterar o sistema regente (assim como Jogos Vorazes e Harry Potter), mas a história parece ter potencial, já que a grande novidade é pouca ação que ele produz.

Na realidade o filme trabalha mais com sentimentos e ideias do que com a ação propriamente dita. O que é uma novidade legal em filmes adolesce122-get-lit-festival-lois-lowry-and-the-american-place-theatres-literature-to-life-presentation-of-the-giverntes. Isso sem contar que a maior parte do filme é em preto e branco (o que eu adorei), nada chamativo para os jovens de hoje, mas que parece ter tido efeito, até porque a produção mandou muito bem.

O filme é muito bem feito e rico em detalhes, principalmente na cidade, aonde tudo foi criado para mostrar uma cidade padronizada. Com relação aos atores, além de Jeff Bridges, que também foi produtor do filme, Meryl Streep também mandou muito bem (como sempre), como uma das manda chuvas da cidade.

O filme é baseado no livro de mesmo nome da série O Quarteto da autora Lois Lowry, que conta também com outros 3 livros Gathering Blue, Messinger e Son. O Doador de Memórias foi premiado com a Medalha John Newbery por sua significativa contribuição à literatura juvenil.  Lois é uma escritora americana que já escreveu mais de 30 livros infantis. Recomendo!

 

Trailer: http://goo.gl/E9eZYZ

Sobre o Autor:

Renata Araujo
Renata Araujo 298 resenhas

É jornalista por formação, nerd por paixão e cresceu rodeada de livros sendo até proibida de comprar mais por não ter aonde botar. Era figura conhecida na locadora mais próxima, aonde nem precisava se identificar, hoje em dia usa o quarto do namorado como depósito de livros. Adora livros de fantasia, sendo um PotterManiaca, mas não dispensa nenhum gênero. Para filmes prefere os clássicos dos anos 80 e compara qualquer filme com Dirty Dance - Ritmo Quente e O Guarda Costa.

Você pode gostar também

Notícias 0 Comentários

Filme “Inferno” deverá iniciar suas filmagens em Abril/2015

Pra você que curtiu “O Código Da Vinci” e “Anjos e Demônios” lá vai uma ótima notícia, segundo o site Deadline, o acordo entre a Sony Pictures e a Imagine Entertainment prevê que as

Filmes

A Escolha Perfeita 2

Após o sucesso, as Barden Bellas ganham a oportunidade de se apresentar para o presidente dos Estados Unidos. Só que o show é um grande fiasco, o que as transforma

Filmes

Homem de Ferro 2

O filme começa relembrando o final do Homem de Ferro, quando Tony Stark afirma ser o Homem de Ferro e mantém as indústrias Stark sem fabricar armas. Em seguida ele

0 Comentários

Nenhum Comentário Ainda!

Você pode ser o primeiro a comentar esta publicação!

Responder

Apenas usuários registrados podem comentar.