Castelo-Rá-Tim-Bum
agosto 8, 2014 1861 Visualizações

Castelo-Rá-Tim-Bum

Se você está em São Paulo não pode perder essa oportunidade.

Quem nunca ouviu falar do programa infanto-juvenil Castelo-Rá-Tim-Bum? Ele ficou famoso nos anos 90 por cotar a história de Nino, um garoto que morava num castelo junto com seus tios bruxos. Ele tinha três amigos que sempre iam visita-lo no castelo e acabavam se metendo em várias aventuras juntos.

thumb-33952170142-castelo-resized

Com ótimos personagens como a tia Morgana, Doutor Abobrinha, a repórter Penélope, o alienígena Etevaldo, os cientistas Tíbio e Perônio entre outros, o programa fazia a alegria da garotada e ainda informava com dicas de saúde e curiosidades. Ou seja um ótimo programa para as crianças.

Castelo-Rá-Tim-Bum estreou dia 9 de maio de 1994 pela TV Cultura e teve episódios inéditos até 1997. Ele ainda foi eleito o melhor programa infantil de 1994 pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e recebeu 1994 e 1995, a medalha de prata na categoria melhor programa infantil do Festival de Nova York; em 1995, ganhou o Prêmio Sharp de Música para o melhor disco infantil; e entre 1999 e 2001 a série foi exibida para toda América Latina pelo canal a cabo Nickelodeon.

castelo1

Então, esse ano Castelo-Rá-Tim-Bum está fazendo 20 anos e para comemorar, o Museu da Imagem de Som de São Paulo, está promovendo uma exposição para relembrar esse programa que fez tanto sucesso. Durante quase 3 meses, os fãs poderão conhecer peças do acervo como objetos de cena, fotografias, maquetes, croquis e figurinos dos personagens. Além disso ainda é possível visitar ambientes do castelo recriados especialmente para a exposição. São mais de dez ambientes que vão levar você de volta a sua infância. Outra atração são os bonecos de personagens como Mau, a cobra Celeste e o gato pintado.

castelo-ra-tim-bum-11

Nos finais de semana, além da exposição, também são apresentados alguns espetáculos com os principais atores do elenco, como Rosi Campos (Morgana) e Angela Dip (Penélope). E para animar ainda mais o dia, o Núcleo Educativo do Museu vai oferecer várias oficinas artísticas gratuitas voltadas para o público geral e professores. O MIS também apresenta cursos relacionados ao Castelo, entre eles o “Stop Motion: Ratinho Castelo Rá-Tim-Bum” (de 13 de agosto a 5 de setembro), que apresenta ao participante a clássica técnica de animação usada em cena: a massinha.

A entrada custa R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia) e a exposição vai até dia 12 de outubro no Museu da Imagem e do Som de São Paulo, que fica na Avenida Europa, 158, em Pinheiros, São Paulo.

Site do MIS: http://www.mis-sp.org.br/

Sobre o Autor:

Renata Araujo
Renata Araujo 298 resenhas

É jornalista por formação, nerd por paixão e cresceu rodeada de livros sendo até proibida de comprar mais por não ter aonde botar. Era figura conhecida na locadora mais próxima, aonde nem precisava se identificar, hoje em dia usa o quarto do namorado como depósito de livros. Adora livros de fantasia, sendo um PotterManiaca, mas não dispensa nenhum gênero. Para filmes prefere os clássicos dos anos 80 e compara qualquer filme com Dirty Dance - Ritmo Quente e O Guarda Costa.

Você pode gostar também

Exposições

Entre Nós

No mês de fevereiro, o Centro Cultural do Banco do Brasil está com a exposição Entre Nós – A Figura Humana no acervo do MASP. O eixo central é a

Exposições

Atletas de Corpo e Alma

Para você que já está em clima de Olimpíadas, fique ligado na exposição que está acontecendo no Rio de Janeiro. Dentro da programação do FotoRio 2016, evento que ocupa diversos

Exposições

Kurt Klagsbrunn, um fotógrafo humanista no Rio

O Museu de Arte do Rio trás a exposição Kurt Klagsbrunn, um fotógrafo humanista no Rio, que conta um pouco da história desse grande fotógrafo através de seus registros. Kurt