Bienal do Livro de São Paulo

Bienal do Livro de São Paulo

DSC03203Esse ano aconteceu a Bienal do Livro de São Paulo que foi do dia 22 a 31 de agosto, no Anhembi. Um espaço dedicado aos autores e amantes dos livros que ficam 2 anos esperando pelo próximo evento para se reunir, trocar idéias, conversar com seus autores favoritos e porque não, conseguir aquela foto tão sonhada com um grande escritor.

DSC03193

Esse foi o primeiro ano do RêSenhando Tudo na Bienal de São Paulo, e nós nos divertimos muito, apesar de alguns problemas. Pois é, a Bienal teve sim alguns problemas. Logo de cara a monstruosa fila para entrar, isso porque no sábado logo cedo haveria distribuição de senhas para autores bem famosos e a galera não queria ficar de fora.

DSC03183

Além disso, a falta de organização na entrada, fez com que houvesse muita confusão, pessoas se empurrando para entrar e muito tumulto. Com relação a localização dos stands, também achei que houve um pouco de falta de cuidado, pois colocar em um único cruzamento 3 editoras super famosas, gerou um caus sem tamanho. A ponto de ficarmos parados sem conseguir andar, diante da multidão que havia naquele local. Havia filas em quase todos os lugares, tanto para comprar quanto para entrar nas editoras, isso sem contar nos banheiros e praças de alimentação. A falta de espaço foi outro ponto negativo, já que as pessoas ficavam deitadas em frente a entrada principal, atrapalhando que estava chegando ao evento.

 

 

Enfim, maDSC03247[1]s a Bienal não teve só pontos negativos. Fizemos compras incríveis que vamos mostrar para vocês depois, conhecemos muitas pessoas bacanas e vimos cenas bem inusitadas. Ou seja coisas que só acontecem na Bienal do Livro. Para começar encontramos um autor brasileiro que fez muito sucesso nos anos 90. Pedro Bandeira tem mais de 30 livros publicados, entre eles A Droga do Amor e O Fantástico Mistério de Feiurinha.  Vencedor de prêmios como o da Associação Paulista de Críticos de Arte e o Prêmio Jabuti, Pedro estava na Bienal lançando seu mais novo livro: A Droga da Amizade.DSC03248[1]

 

 

 

Esse é a continuação e desfecho de um livro que foi lançado há 30 anos chamado A Droga da Obediência. É o final da saga de Miguel, Chumbinho, Calu, Crânio e Magrí, um grupo de amigos do colégio Elite que solucionavam, secretamente, crimes. Além disso ainda foi disponibilizado aos fãs o óculos rift,  uma tecnologia de realidade virtual 3D. Quem conseguiu usar, pode conhecer o esconderijo dos Karas, algo até então só presente na imaginação dos fãs. Além do óculosde, ainda foi disponibilizado fones de ouvido para que as pessoas ficassem “submerssas” nessa realidade. Bem legal!

 

kiera-cass-na-bienal-livro-sp-experimento42

 

Outra escritora que marcou presença na Bienal foi Kiera Kess, autora da série de livros chamada A Seleção. Aos 33 anos, ela publicou seu primeiro livro que entrou na lista de Best Sellers infantis do jornal The New York Times. Na Bienal, ela levou um público de cerca de 2 mil pessoas, que participaram da sessão de autógrafos e de um bate-papo. Porém ela foi além das entrevistas, fotos e autógrafos. Nós do RêSenhando Tudo tivemos a oportunidade de conhecer um lado bem legal da autora. Já de saída, ela fez questão de parar o taxi para falar com duas fãs que estavam do lado de fora com seu liDSC03235[1]vro na mão. Assim que viram Kiera, as meninas começaram a chama-lá, e não acreditaram quando ela parou, abraçou as duas, deu autógrafos e tirou fotos. Muito atenciosa, ela conversou com as meninas e depois foi embora. As meninas que estavam emocionadíssimas, disseram que não tinham conseguido ir no encontro com a autora, devido a quantidade de pessoas e que estavam muito tristes com isso, até o ocorrido.

DSC03218[1]

Uma outra grande surpresa da gente, foi o stand da Planeta de Agostini e da Galápagos Jogos, que apesar de serem pequenos, estavam com ótimas atrações. A Planeta de Agostini mostrava as próximas coleções que vão ser apresentadas ao público, algumas muito legais por sinal. Já a Galápagos estava com muitas opções bem legais de jogos de tabuleiros para qualquer fã ficar maluco. Star Wars: Fronteira do Império, Summoner Wars, Ticket to Ride, entre muitos outros. Além de uma mesa para pequenas disputas que aconteciam na hora. Eu mesma fui uma dessas fãs que aproveitei a promoção e levei pra casa o jogo do Guerra dos Tronos, já que a Galapagos é a única empresa que vende o mesmo em português. E podem esperar, pois com certeza vai ter resenha dele em algumas semanas! (PS.: Nem fiquei apaixonada pela minha compra, imagina!).

 

DSC03216[1]

O Cozinhando com Palavras também marcou presença na Bienal, que pela terceira vez consecutiva reuniu cerca de 40 chefes autores para palestras e debates sobre culinária, livros e cultura. Estiveram presentes autores como Breno Lerner, autor de A Cozinha Judaica, Rodrigo Oliveira, chef do restaurante O Mocotó, Rita Lobo, autora do blog Panelinha, Alex Atala, um dos melhores chefs do mundo, além de uma das mais famosas chefs de cozinha do Brasil, Palmirinha Onofre, que há mais de 20 anos cativas vários fãs.

DSC03204Além disso ainda tiveram palestras com vários autores, muita diversão para a criançada, peças de teatro, músicas, cinema, gastronomia e diversas atrações como O Salão de Ideias, com autores, intelectuais e artistas para debaterem temas atuais. O Espaço Imaginário, dedicado a crianças e jovens. A BiblioSesc, com contação de histórias e espetáculos de música. O Anfiteatro com 44 espetáculos de teatro, música, dança, crico e cinema entre outras atividades.

Com realção aos stands, a maioria estava com atrações bem legais e muitas promoções (o que era bem importante). A Saraiva, por exemplo trouxe sua mais nova atração, o Lev, que estava com preços ótimos. A Amazon também levou seu leitor digital, o Kindle, com o preço lá em baixo para concorrer com o Lev. Vou te contar que foi difícil a decisão para quem queria comprar um e-reader. As editoras também fizeram de tudo para chamar a atenção do público. Levaram autores para sessões de autógrafos, deram desconto nos livros e deixaram os stands o mais atrativos possíveis. Chamo atenção para o stand da Callis Editora, que além de lindo, levou a Bienal livros muito bem feitos tanto para o público infantil quanto para o jovem. (P.S.: Vai ter resenha!).

 

 

DSC03256[1]

E foi isso gente! Nós aproveitamos muito, curtimos bastante e compramos menos do que gostaríamos, porém mais do que aguentamos carregar. E como já disse, depois vamos postando aos poucos alguns dos livros e o jogo que compramos! Espero que tenham gostado e daqui a dois anos tem mais (Em São Paulo, né? Porque ano que vem tem Bienal do Livro no Rio de Janeiro)!!!

 

 

 

 

 

 

 

 

Sobre o Autor:

Renata Araujo
Renata Araujo 298 resenhas

É jornalista por formação, nerd por paixão e cresceu rodeada de livros sendo até proibida de comprar mais por não ter aonde botar. Era figura conhecida na locadora mais próxima, aonde nem precisava se identificar, hoje em dia usa o quarto do namorado como depósito de livros. Adora livros de fantasia, sendo um PotterManiaca, mas não dispensa nenhum gênero. Para filmes prefere os clássicos dos anos 80 e compara qualquer filme com Dirty Dance - Ritmo Quente e O Guarda Costa.

Você pode gostar também

Eventos

Oscar 2014

O Oscar é uma premiação feita anualmente pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, fundada em Los Angeles, na Califórnia. Seu objetivo é reconhecer a excelência dos profissionais da indústria

Mondial de La Bière

O segundo Mondial de La Bière foi um sucesso completo. Realizada de 20 a 23 de novembro, ele superou as expectativas dos organizadores, expositores e visitantes. O público de 25.800

Eventos

Campus Party Segundo Dia

O segundo dia de Campus Party começou com uma variedade de palestras muito grande. O vocalista do Iron Maiden, Bruce Dickinson, levantou o público falando sobre empreendedorismo, mostrando seu lado

0 Comentários

Nenhum Comentário Ainda!

Você pode ser o primeiro a comentar esta publicação!

Responder

Apenas usuários registrados podem comentar.