A Onda (2008)
julho 28, 2014 1018 Visualizações

A Onda (2008)

Uma escola da Alemanha oferece aos alunos do ensino médio disciplinas eletivas com duração de uma semana. E o simpático professor Rainer Wenger (Jurgen Vogel), é colocado para dar as aulas de autocracia. Mesmo contra sua vontade, ele aceita e começa a semana de forma bem normal.
Porém na primeira aula, acontece uma discussão em sala sobre a possibilidade de ocorrer um novo regime nazista nos dias de hoje. A maioria dos alunos acredita ser impossível que algo assim aconteça de novo no mundo atual. Vendo isso, Rainer decide que vai provar o contrário criando um regime parecido em sala, sem que os estudantes percebam o que está acontecendo.
Com isso surge a Onda, com uniformes, regras e saudação especial. E o que deveria ser apenas uma didática diferente, para provar uma teoria, acaba saindo do controle do professor e indo da sala de aula para as ruas da cidade. E agora Rainer precisa tentar ter controle sobre sua turma, antes que seja tarde de mais.
Um filme forte e impactante. Essas foram minhas palavras ao terminar de assistir, e isso depois de uns minutos em silêncio para digerir tudo o que tinha visto, até porque, lembrar que ele é baseado em fatos reais, só tornou tudo mais chocante. É impressionante e preocupante ver como é fácil recriar um modelo de fascismo, mesmo depois de tudo o que já foi feito, estudado e divulgado a respeito.
A transformação dos alunos é algo que realmente choca, pois jovens geralmente são extremamente contra autoritarismos, mas nesse caso, aceitaram tudo com muita facilidade. Uniformes, forma de se portar, unir-se a pessoas totalmente diferentes, se reportar a uma autoridade, isso tudo foi conseguido pelo professor sem muito esforço.
A forma como a Onda é criada, exaltando os pontos positivos das transformações, cativa os jovens logo de cara e cria uma união entre eles, fazendo com que os excluídos, façam amizades de forma rápida. Isso sem contar que para os mais rebeldes, essas regras impostas acabam fazendo eles se tornarem mais obedientes e passivos. Mas para os que são contra a Onda tudo fica mais claro a medida que as novas regras vão sendo criadas. Pensar de forma diferente e ser contra as regras impostas, faz com que esses alunos sejam excluídos de forma muito rápida pelo grupo, já que os participantes estão cegos diante de tantas transformações.
Com relação ao filme, só tenho criticas positivas. Toda a equipe de atores é ótima e o diretor Denis Gansel conseguiu unir isso a um ótimo enredo e soube passar para as telas toda a mudança comportamental dos jovens de forma natural e gradativa, fazendo o próprio telespectador se confundir. Um filme forte, mas necessário de ser visto por todos. Recomendo!
Onda é baseado no romance de mesmo nome de Todd Strasser e que foi baseado em fatos reais. Em abril de 1967, em uma escola do ensino médio norte americana (Em Palo Alto, Califórnia), o professor Ron Jones, fez o experimento mostrado no filme, com seus alunos.
Foi uma semana impondo regras, disciplina e criando o que foi chamado de A Terceira Onda. Com três dias do experimento, eles já tinham conseguido mais de 200 membros e um deles inclusive se autodenominou o guarda-costas do professor, seguindo-o pela escola. Ao final da semana, quando finalmente foi dito que tudo não passava de um experimento, os alunos ficaram em choque pensando em tudo o que tinha acontecido.
Site oficial da Terceira Onda: www.thewavehome.com.br

Sobre o Autor:

Renata Araujo
Renata Araujo 298 resenhas

É jornalista por formação, nerd por paixão e cresceu rodeada de livros sendo até proibida de comprar mais por não ter aonde botar. Era figura conhecida na locadora mais próxima, aonde nem precisava se identificar, hoje em dia usa o quarto do namorado como depósito de livros. Adora livros de fantasia, sendo um PotterManiaca, mas não dispensa nenhum gênero. Para filmes prefere os clássicos dos anos 80 e compara qualquer filme com Dirty Dance - Ritmo Quente e O Guarda Costa.

Você pode gostar também

Filmes

Gravidade

Matt Kowalski (George Clooney) é um astronauta americano super experiente que está em sua expedição final antes de se aposentar. Sua última missão tem como objetivo consertar o telescópio Hubble,

Filmes

O Hobbit: A Desolação de Smaug

A desolação de Smaug é a continuação das aventuras do Hobbit Bilbo Bolseiro (Martin Freeman), de um grupo de 12 anões liderados por Thorin, Escudo-de-Carvalho (Richard Armitage) e do Mago

Os Mercenários 3

Barney (Sylvester Stallone) e seu grupo de mercenários estão em uma missão para resgatar Doc (Wesley Snipes), um antigo membro do grupo original, que estava preso há 8 anos. Tudo