A Culpa é das Estrelas
junho 18, 2014 1128 Visualizações

A Culpa é das Estrelas

Diagnosticada com câncer terminal, a adolescente Hazel Grace Lancaster (Shailene Woodley) é forçada pelos pais a tentar ter uma vida normal. Uma das exigências é participar de um grupo de apoio para crianças com esse tipo de doença. Mesmo não gostando, ela vai e lá conhece Augustus Waters (Ansel Elgort).
Ele é um adolescente comum e que se curou de um câncer nos ossos. Porém tem pensamentos bem distintos de Hazel. Mas mesmo muito diferentes, eles começam a conviver e acabam se apaixonando. 
O filme do estreante Josh Boone, é simplesmente maravilhoso! Ele e o roteirista Scott Neustadter (500 Dias com Ela) conseguiram pegar a essência do livro passar para o filme de forma muito bem feita. Para mim, foi uma das melhores adaptações de livros, principalmente quanto as falas. Muitas das conversas do livro foram praticamente inalteradas, deixando tudo com a cara do autor John Green.
Gostei muito das cenas aonde a troca de olhares dos dois era mais importante do que as falas, em especial na cena em que eles se conhecem. A comunicação por olhares é linda de se ver. E isso continua durante o filme.
A escolha de elenco também foi ótima. Shailene e Ansel deram show. Nat Wolff (que já está escalado para viver o personagem principal de Cidades de Papel – Baseado em outro romance de John Green), que vive o amigo de Gus, também mandou muito bem.

Uma curiosidade é que a atriz Laura Dern, que faz a mãe de Hazel, ficou muito conhecida pela personagem Dra. Ellie Sattler, no filme Jurassic Park. Outra ótima participação é de Willem Dafoe, que já fez Homem Aranha 2 e O Paciente Inglês. Ele está ótimo como Peter Van Houten, o autor amargo.
Atualmente A Culpa é das Estrelas está em primeiro lugar na lista de melhores bilheterias deste ano no Brasil, levando até o momento em que escrevo esse texto, cerca de 1,8 milhão de pessoas aos cinemas, seguido por Malévola e X-Man.

Algumas curiosidades:

1. Essa produção custou apenas 12 milhões.
2. No Brasil o filme foi a segunda melhor bilheteria do mundo inteiro, perdendo apenas para os Estados Unidos.
3. Shailene precisou cortar seu cabelo que estava bem grande (pois ela tinha acabado de fazer o filme Divergente) e os doou para uma instituição que monta perucas para crianças que perderam seus fios.
Intercalando entre momentos bem engraçados (muitos vindo do personagem Gus) e momentos tristes, A Culpa é das Estrelas é um filme lindo. Eu amei e recomendo a todos, mas não esqueça de levar uma caixa de lenços de papel, pois o que não vão faltar são lágrimas rolando.

A Culpa é das Estrela baseado no livro de mesmo nome do autor norte americano, John Green, do qual já falamos aqui. Além desse, ele ainda escreveu Cidades de Papel (link para a resenha abaixo), O Teorema Katherine (link para a resenha abaixo), Quem é você Alasca?, Will e Will e Deixe a Neve Cair. Além disso ele possui um famoso canal no YouTube chamado VlogBrothers, que faz junto com seu irmão, Hank Green.
E no meio de tantas frases bonitas tanto no livro quanto no filme, deixo vocês com uma das minhas favoritas:
“Eu não o trocaria por nada nesse mundo. Você me deu uma eternidade dentro dos nossos dias numerados, e sou muito grata por isso.” (pág. 235)
Trailer do filme: http://goo.gl/dvQpdn
Site para compra do livro: http://goo.gl/0GWMQG
Link para vídeo de Shailene Woodley cortando o cabelo: http://goo.gl/OyKJuh
Resenha de Cidades de Papel: http://goo.gl/AlJEFb
Resenha de O Teorema Katherine: http://goo.gl/IfAWbC

Sobre o Autor:

Renata Araujo
Renata Araujo 298 resenhas

É jornalista por formação, nerd por paixão e cresceu rodeada de livros sendo até proibida de comprar mais por não ter aonde botar. Era figura conhecida na locadora mais próxima, aonde nem precisava se identificar, hoje em dia usa o quarto do namorado como depósito de livros. Adora livros de fantasia, sendo um PotterManiaca, mas não dispensa nenhum gênero. Para filmes prefere os clássicos dos anos 80 e compara qualquer filme com Dirty Dance - Ritmo Quente e O Guarda Costa.

Você pode gostar também

Filmes

Vizinhos

Mac (Seth Rogen) e sua esposa Kelly (Rose Ryrne) são novos na vizinhança. Eles acabaram de mudar para um bairro perfeito, ótimos vizinhos, um bairro tranquilo, ou seja, um ambiente

Whiplash – Em Busca da Perfeição

O solitário Andrew (Miles Teller) é um jovem baterista que sonha alto. Ele quer ser o melhor de sua geração e marcar seu nome na história da música americana. Após

Preciosa – Uma história de Esperança

Clarice Preciosa Jones (Gabourey Sidibe) é uma adolescente de 16 anos que mora em Nova York, no bairro do Harlem. Ela poderia ser igual a muitas meninas da sua idade,