Getúlio – Últimos dias de um Presidente
maio 7, 2014 1232 Visualizações

Getúlio – Últimos dias de um Presidente

Em agosto de 1954, o jornalista de oposição Carlos Lacerda (Alexandre Borges) sofre um atentado na porta de sua casa em Copacabana, na rua Toneleiros. Porém o pistoleiro erra o tiro e acaba matando o Major da Aeronáutica Rubens Vaz, que fazia sua segurança.
O atual Presidente da República, Getúlio Vargas (Tony Ramos), é acusado de mandar matar Lacerda, que na época era o maior inimigo de seu governo e isso prejudica seu mandato. O presidente passa a ser pressionado por lideranças militares e pela oposição para renunciar.
Mas Getúlio, junto com sua filha Alzira Vargas (Drica Moraes), seu braço direito na presidência e alguns fiéis colaboradores como Tancredo Neves (Michel Bercovitch), tenta se manter no poder e provar sua inocência.
Com um grande elenco e uma produção muito bem feita, Getúlio é um filme que vale a pena ser visto. Não só pelo seu teor histórico, o que por si só, já seria importantíssimo, mas também por retratar o lado pessoal de um dos grandes nomes da política brasileira, nos seus últimos dias de vida.
Apesar de um início confuso, com a apresentação de muitos personagens e muita informação, o filme vai pegando o ritmo e conquista pela produção. Os ambientes usados para a filmagem são muito bonitos, e o filme possui muitos detalhes da época, sejam nas roupas, acessórios, carros e até nas obras de arte, que eram um charme a parte. 
Gostei muito do foco de Getúlio ter sido o lado pessoal do Presidente. Ver como ele enfrentou tantos problemas, mesmo já estando cansado e até como foi sua decisão de se matar, deixou tudo mais interessante. E para mim a parte mais legal foi ver a da concepção da carta testamento.
O diretor João Jardim acertou também na escolha do elenco. Tony Ramos mandou muito bem como Getúlio e sua caracterização ficou ótima. Drica Moraes também está ótima como a filha do presidente. Recomendo!

Uma curiosidade é que o pijama usado por Getúlio ao se matar foi fielmente reproduzido. O verdadeiro está exposto no Palácio do Catete, que além disso ainda expõem o mobiliário da época, obras de arte e o famoso quarto no qual Vargas se suicidou, há 60 anos, mantido inalterado.
Para fazer uma visita virtual ao Palácio do Catete acesse o link abaixo:

Sobre o Autor:

Renata Araujo
Renata Araujo 298 resenhas

É jornalista por formação, nerd por paixão e cresceu rodeada de livros sendo até proibida de comprar mais por não ter aonde botar. Era figura conhecida na locadora mais próxima, aonde nem precisava se identificar, hoje em dia usa o quarto do namorado como depósito de livros. Adora livros de fantasia, sendo um PotterManiaca, mas não dispensa nenhum gênero. Para filmes prefere os clássicos dos anos 80 e compara qualquer filme com Dirty Dance - Ritmo Quente e O Guarda Costa.

Você pode gostar também

Sniper Americano

Chris Kyle (Bradley Cooper) é um típico texano que sonha em ser cowboy, porém quando ele vê pela televisão os atentados de 11 de setembro, fica extremamente abalado. Ali ele

A Teoria de Tudo

O filme é baseado na biografia de Stephen Hawking, um dos mais consagrados cientístas da atualidade, e mostra como o jovem astrofísico (Eddie Redmayne) fez descobertas importantes sobre o tempo,

Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)

Riggan Thomson (Michael Keaton) já foi um grande astro do cinema. No passado fez muito sucesso interpretando Birdman, um super-herói que se tornou um ícone cultural, conhecido por todos. Porém,