Divergente
abril 7, 2014 442 Visualizações

Divergente

Divergente nos coloca em um futuro distópico, na cidade de Chicago, aonde o mundo encontra-se dividido em cinco facções representando cinco virtudes distintas, que para seus membros, são a salvação da sociedade em si.
Ao completar 16 anos todos os jovens passam por um teste de seleção, aonde eles descobrem suas aptidões e decidem para qual das facções querem ir. Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição. Porém para Beatrice as coisas não serão tão simples. Ela nasceu na Abnegação e o resultado de sua simulação, apesar de excelente, foi inconclusivo e isso é chamado de Divergência, indicando que ela tem aptidão para 3 facções diferentes. Mas isso também parece ser algo perigoso.
Sem saber ao certo o que isso significa, ela escolhe a Audácia, a facção dos corajosos, surpreendendo a todos, inclusive a ela mesma. E logo ela irá perceber que existem muitas coisas além da sociedade perfeita em que vive e acredita. 
Esse livro me surpreendeu muito, na verdade toda a saga fez isso. O conheci através de uma indicação, e logo me apaixonei pelos personagens principais. Beatrice, uma adolescente determinada e de personalidade marcante e Quatro, um rapaz cheio de mistérios e extremamente fechado que parece ser indestrutível. O desenrolar de suas vidas, emoções e características foi muito bem desenvolvido pela autora. Um dos pontos positivos para mim foi a falta de triângulos amorosos, uma fórmula que existe em muitos livros. Não que isso me incomode, mas foi legal ler algo novo. 
Para mim, a autora Veronica Roth acertou, pois consegue mexer com as emoções do leitor o tempo todo. O livro possui uma leitura bem fácil e envolvente que e me deixou grudada nas páginas do início ao fim. Após terminar o primeiro já fui atrás dos outros e só parei ao final da saga. O plot também foi outro ponto que chamou atenção. Apesar do tema de futuros pós-apocalípticos estar sendo muito recorrente, gostei dessa ideia de cidades divididas por virtudes. É interessante pensar em como seria o mundo por esse ponto de vista. Recomendo!
Divergente é o primeiro livro de uma trilogia, que conta também com Convergente e Insurgente, fechando a saga escrita pela americana Veronica Roth. 
Os direitos cinematográficos de seu primeiro livro foram vendidos em abril de 2012 e o filme será lançado no dia 17 de abril deste ano. 
Compre Divergente: http://goo.gl/4n3doD
Compre Insurgente: http://goo.gl/uNEyFh
Compre Convergente: http://goo.gl/TEvuJZ

Sobre o Autor:

Renata Araujo
Renata Araujo 298 resenhas

É jornalista por formação, nerd por paixão e cresceu rodeada de livros sendo até proibida de comprar mais por não ter aonde botar. Era figura conhecida na locadora mais próxima, aonde nem precisava se identificar, hoje em dia usa o quarto do namorado como depósito de livros. Adora livros de fantasia, sendo um PotterManiaca, mas não dispensa nenhum gênero. Para filmes prefere os clássicos dos anos 80 e compara qualquer filme com Dirty Dance - Ritmo Quente e O Guarda Costa.

Você pode gostar também

Livros

Ela disse, Ele disse

Rosa é nova na escola e no Rio de Janeiro. E como toda adolescente, ela sabe exatamente como é ser novata. Ver todos conversando, se divertindo e ficar apenas observando.

Livros

Dragões de Éter – Caçadores de Bruxas

Em um mundo chamado Nova Ether protegido por fadas-amazonas tudo corria bem, até que algumas delas se voltaram contra as antigas raças e geraram o caos. Porém o tempo de

Máquinas do Tempo

Hoje fazemos quase tudo com a ajuda do computador. Ouvimos música, vemos filmes, conversamos com os amigos e até fazemos trabalhos para o colégio. É bem verdade que essa máquina