Até o Fim
março 10, 2014 396 Visualizações

Até o Fim

Um navegador experiente (Robert Redford) está em um passeio sozinho pelo Oceano Pacifico. De repente acorda com um barulho. Quando se dá conta, percebe que colidiu com um contâiner, que estava em alto mar, levando a destruição parcial do seu veleiro. Ele consegue remendar o casco, porém terá dificuldade em continuar, já que resistir as tormentas não será uma tarefa fácil, principalmente no estado em que encontra-se seu barco.
Com apenas um ator em cena e quase nenhuma fala, Até o Fim tem a difícil tarefa de prender a atenção em um filme aonde o forte são as cenas de luta pela sobrevivência e as expressões faciais. Com um enredo assustador, já que um barco em alto mar com o casco quebrado é de deixar qualquer um com medo, e com um minimalismo verbal, que não é problema nenhum no filme, eu considero esse, um filme de terror muito bem feito. A tensão constante me prendeu em toda a 1 hora e 46 minutos de duração do filme.
O personagem principal (ou o único em cena) não tem nome e pouco conhecemos dele, já que o filme começa com o acidente. Nos créditos é usado Our Man (Nosso Homem) para referir-se a ele. Porém durante o filme percebemos que tem habilidades náuticas e que é capaz de se manter calmo, mesmo com tantos problemas. Só que a calma vai dando lugar ao desespero, após tantas problemas.

O filme, dirigido por J.C.Chandor (O Dia Antes do Fim) é muito bom, e Redford, aos 77 anos, consegue dar de presente ao público uma atuação fantástica. Suas expressões conseguem passar seus sentimentos em cada momento. As cenas também são ótimas, chamo atenção para as filmadas em baixo da água, que mostram os cardumes pertinho do barco. Achei lindo o bailado dos peixes (é verdade que me fez lembrar um pouco de A Vida de Pi, mas não me incomodou).

Eu gostei muito do filme. Ele me fez lembrar um pouco do Gravidade, que tem a mesma premissa, porém ao invés do espaço, o mar é o local do terror. Vale a pena se angustiar a deriva junto com o protagonista. Recomendo!

Sobre o Autor:

Renata Araujo
Renata Araujo 298 resenhas

É jornalista por formação, nerd por paixão e cresceu rodeada de livros sendo até proibida de comprar mais por não ter aonde botar. Era figura conhecida na locadora mais próxima, aonde nem precisava se identificar, hoje em dia usa o quarto do namorado como depósito de livros. Adora livros de fantasia, sendo um PotterManiaca, mas não dispensa nenhum gênero. Para filmes prefere os clássicos dos anos 80 e compara qualquer filme com Dirty Dance - Ritmo Quente e O Guarda Costa.

Você pode gostar também

Filmes

Clube de Compras Dallas

Ron Woodroof (Mathew McConaughey), é um eletricista texano que leva a vida na esbórnia, bebendo muito, usando drogas ilícitas e se relacionando com mulheres sem nenhum tipo de proteção. Após

Filmes

Nebraska

Woody Grant (Bruce Dern) é um senhor que acredita ter ganho um milhão de dólares após receber pelo correio uma propaganda. Decidido a resgatar o prêmio, ele resolve ir a

Filmes

Homem de Ferro 2

O filme começa relembrando o final do Homem de Ferro, quando Tony Stark afirma ser o Homem de Ferro e mantém as indústrias Stark sem fabricar armas. Em seguida ele