12 Anos de Escravidão
março 12, 2014 931 Visualizações

12 Anos de Escravidão

Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor) é um homem liberto e um músico respeitado, que vive com sua esposa e seus dois filhos em Saratoga Springs, Nova Iorque. Um dia recebe uma proposta de emprego em Washington e na esperança de um salário melhor ele aceita, se mudando sozinho.

Porém ele acaba sendo sequestrado e vendido como se fosse um escravo, para uma fazenda em Louisiana, tendo que se sujeitar as humilhações e sacrifícios do trabalho. Apesar de estar com seu emocional e físico abalados, Solomon não perde a esperança de voltar para sua família.
Durante esses 12 anos em que foi obrigado a ser escravo, Solomon conheceu várias pessoas, entre elas Patsey (Lupita Nyong’o) a melhor trabalhadora de uma fazenda de algodão. Porém, ela vivia com medo constante, já que seu dono Edwin Epps (Michael Fassbender) gostava muito dela, e sua esposa Sra. Epps (Sarah Paulson), com ciúmes, fazia da sua vida um inferno. 

Com a trilha sonora de ninguém menos que Hans Zimmer (O Rei Leão, Batman Begins e O Príncipe do Egito), 12 Anos de Escravidão é um filme muito bem feito e produzido, porém ao mesmo tempo é forte a alguns olhos. Um exemplo disso é a cena em que Patsey é chicoteada ou quando Solomon fica praticamente enforcado numa árvore, apenas se segurando nas pontas dos pés (uma cena inacreditável tanto pela imagem chocante, quanto pelo áudio, que soube explorar apenas a respiração do ator). A realidade das cenas me chocou um pouco, mas acho que o objetivo do filme era mesmo esse.

Com relação as atuações, chamo atenção para Chiwetel, que está muito bem no papel principal. Também gostei muito de Benedict Cumberbatch, que faz o primeiro dono de Solomon e da pequena participação de Paul Giamatti, como um vendedor de escravos. 

Um filme forte que conta de forma pesada um passado da história americana, mas que vale muito a pena ser visto. Uma curiosidade é que Brad Pitt além de fazer uma participação especial, ainda é um dos produtores do filme. Recomendo!

12 Anos de Escravidão é baseado na autobiografia de Solomon Northup, escrito em 1853. O filme dirigido por Steve Mc Queen, ganhou Oscar de melhor filme, melhor atriz coadjuvante para Lupita Nyong’o e melhor roteiro adaptado para John Ridley. 

Trailer: http://goo.gl/G2Ul0q

Sobre o Autor:

Renata Araujo
Renata Araujo 298 resenhas

É jornalista por formação, nerd por paixão e cresceu rodeada de livros sendo até proibida de comprar mais por não ter aonde botar. Era figura conhecida na locadora mais próxima, aonde nem precisava se identificar, hoje em dia usa o quarto do namorado como depósito de livros. Adora livros de fantasia, sendo um PotterManiaca, mas não dispensa nenhum gênero. Para filmes prefere os clássicos dos anos 80 e compara qualquer filme com Dirty Dance - Ritmo Quente e O Guarda Costa.

Você pode gostar também

Filmes

A Menina que Roubava Livros

Essa história se passa durante a Segunda Guerra Mundial, e é narrada por ninguém menos do que a Morte. Sim, ela que está sempre por perto esperando sua vez de

Filmes

A Onda (2008)

Uma escola da Alemanha oferece aos alunos do ensino médio disciplinas eletivas com duração de uma semana. E o simpático professor Rainer Wenger (Jurgen Vogel), é colocado para dar as

Para sempre Alice

A Dra. Alice Howland (Julianne Moore) é uma renomada professora de linguística, muito querida pelos alunos, com uma família adorável e um marido apaixonado. Sua vida estava indo muito bem