Astronauta – Magnetar
novembro 8, 2013 849 Visualizações

Astronauta – Magnetar

Quem nunca ouviu falar do Astronauta, o simpático personagem da Turma da Mônica que vivia de traje espacial e fazia parte da BRASA (Brasileiros Astronautas). Pois ele está de volta e agora pelas mãos de Danilo Beyruth, um quadrinista brasileiro, que trouxe um personagem mais velho, mais experiente, porém que não esquece do seu passado.

 
Nesta história, Astronauta está em galáxia distante para estudar uma estrela de nêutrons que possui um campo magnético e emite grande níveis de radiação, chamada Magnetar. Porém durante as pesquisas ele comete um erro que pode custar sua vida. E agora com a nave danificada e sem nenhuma comunicação ele precisa encontrar uma forma de escapar antes de ser derrotado pela insanidade.

Com uma história mais madura e um texto muito bem escrito pelo paulista Danilo, Magnetar é o primeiro volume do selo Graphic MSP, que tem como objetivo ser uma releitura dos personagens de Maurício de Souza, contando histórias destinadas ao público jovem e que cresceu lendo os quadrinhos da Turma da Mônica.

Astronauta Magnetar é uma história linda, com várias referências (2001- uma Odisséia no Espaço, Alien) e simbologias. O tema solidão, escolhido pelo autor é cativante e na minha opinião, ele consegue desenvolver muito bem.

 
Esse selo já tem mais outros dois títulos lançados que são Turma da Mônica e Chico Bento, cada um escrito por um autor diferente. O próximo a sair é o quadrinho do Piteco. Essa releitura é, ao meu ver, uma forma de trazer os antigos leitores que migraram dos quadrinhos para livros. Eu sou um desses leitores! Durante minha infância sempre li e reli os quadrinhos do Maurício de Souza, mas com o tempo fui mudando meu foco para os livros e acabei por esquecer dessas pequenas histórias que conquistam tanto.
Eu fiquei fã da ideia e pretendo comprar os próximos volumes, até porque a apresentação feita pela editora Panini é muito bonita. Ele vem no formato de 19×27,5 cm com 80 páginas de papel couché 150 g. Ele pode ser encontrado em capa dura ou brochura.

 

Um detalhe interessante é o prefácio do próprio criador. Maurício de Souza fala sobre o personagem, conta suas inspirações e fala sobre o projeto Graphics MSP. Além disso o leitor ainda conta com um texto de quarta capa do navegador Amyr Klink, rascunhos do autor (com desenhos da criação do personagem e dos ambientes em que ele aparece), um glossário e uma apresentação do personagem com a primeira historinha criada para o Astronauta. Ou seja, é um livro para se guardar de recordação. Recomendo!

 

Para quem não sabe Astronauta é um personagem criado por Maurício de Souza em 1963, para o Diário de São Paulo. Ele começou em páginas dominicais e coloridas. Seu verdadeiro nome é Astronauta Pereira e quando está no planeta Terra, mora no interior do Brasil com seus pais. Nos anos 60 o personagem ganhou um livro chamado O Astronauta no Planeta dos Homens Sorvete e em 2001 foi publicado o Manual do Espaço do Astronauta. Ele ainda aparece em uma versão animada da coleção Videogibi no longa Uma Aventura no Tempo.
Site oficial da Turma da Mônica: http://goo.gl/gp9AEU
Link para site Panini: http://goo.gl/GTToh2
Link para compra Submarino: http://goo.gl/l4X8hT

Sobre o Autor:

Renata Araujo
Renata Araujo 298 resenhas

É jornalista por formação, nerd por paixão e cresceu rodeada de livros sendo até proibida de comprar mais por não ter aonde botar. Era figura conhecida na locadora mais próxima, aonde nem precisava se identificar, hoje em dia usa o quarto do namorado como depósito de livros. Adora livros de fantasia, sendo um PotterManiaca, mas não dispensa nenhum gênero. Para filmes prefere os clássicos dos anos 80 e compara qualquer filme com Dirty Dance - Ritmo Quente e O Guarda Costa.

Você pode gostar também

Quadrinhos

Surtada na Dieta

Sujee é uma mulher de 25 que come compulsivamente e sempre que termina fica com a consciência pesada. Isso sempre a faz tentar várias dietas diferentes. Eu digo várias, pois

Quadrinhos

Calvin e Haroldo – As Tiras de Domingo

Quando recebemos esse livro da nossa parceira, a Editora Conrad, preciso confessar gostei bastante, já que não conhecia muito de Calvin e Haroldo e nem de seu autor Bill Watterson. E

Quadrinhos 0 Comentários

Marvel irá reeditar as HQs de Star Wars da Dark Horse Comics

Notícia muito boa para quem tá afim de um pouco mais de Star Wars, enquanto J.J. Abrahms não lança a nova trilogia: a Marvel Comics irá reeditar as HQs de