Laranja Mecânica
agosto 19, 2013 1156 Visualizações

Laranja Mecânica

Esse é um dos grandes clássicos da história do cinema. Ele foi lançado em 1971, inspirado em um romance do escritor inglês Anthony imageBurguess e dirigido pelo famoso diretor Santely Kubrik.
O filme mostra um futuro distópico, mas não muito diferente da nossa realidade. Ele conta a história de Alex, um jovem com gostos musicais refinados que tem como hobby a violência extrema. No futuro onde a violência é incontrolável, Alex é líder de uma gang que sai as noites para cometer assaltos e estupros. Alex mente, falta as aulas, maltrata seus amigos e até mata uma de suas vítimas. A história ganha um foco novo quando ele é preso e submetido a um experimento para tornar-se uma pessoa melhor.
O filme é uma irônica crítica ao sistema político e a sociedade. Violento ao extremo, com cenas fortes e bastante perturbador, Laranja Mecânica é um filme que deveria estar na lista de todos, devido a seu cunho político e seu humor ácido, mas cuidado, pois algumas cenas chocam um pouco os que não esperam por algo tão violento.
Kubrick, dirigiu, escreveu e roteirizou o sucesso que foi indicado ao Oscar de melhor filme, diretor, roteiro adaptado e edição e ao Globo de Ouro de melhor filme – drama, melhor diretor e ator-drama para Malcolm McDowell, que interpreta Alex.
Curiosidades:image
O livro é baseado no romance homônimo de 1962 do escritor, compositor e crítico inglês Anthony Burguess. No filme Stanley Kubrick propositalmente cometeu alguns erros de continuidade. Os pratos em cima da mesa trocam de posição e o nível de vinho nas garrafas muda em diversas tomadas, com a intenção de causar desorientação ao espectador.

Na cena em que ele estupra a esposa de um escritor, ele canta “Singing in the rain”, música escolhida por ser a única que o ator sabia inteira. Recomendo para quem está preparado para um filme forte com cenas violentas, mas bastante interessante!

Trailer sem legenda: http://www.youtube.com/watch?v=opqnkYAv6E4

Sobre o Autor:

Renata Araujo
Renata Araujo 298 resenhas

É jornalista por formação, nerd por paixão e cresceu rodeada de livros sendo até proibida de comprar mais por não ter aonde botar. Era figura conhecida na locadora mais próxima, aonde nem precisava se identificar, hoje em dia usa o quarto do namorado como depósito de livros. Adora livros de fantasia, sendo um PotterManiaca, mas não dispensa nenhum gênero. Para filmes prefere os clássicos dos anos 80 e compara qualquer filme com Dirty Dance - Ritmo Quente e O Guarda Costa.

Você pode gostar também

Filmes

Cássia Eller

Cássia Rejane Eller, mais comumente conhecida como Cássia Eller, uma bomba prestes a explodir nos palcos. Uma das cantoras mais completas da história do rock brasileiro que infelizmente teve sua

Jogos Vorazes – A Esperança – Parte 1

Depois de ser resgatada do massacre quaternário, criado pelo presidente Snow (Donald Sutherland), Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) se depara com uma situação completamente diferente de tudo que já viveu. Ela se

Se eu ficar

Mia Hall (Chlöe Grace Moretz) é uma adolescente super estudiosa e grande musicista que vive a dúvida de ter que decidir entre a dedicação integral à carreira, da qual é